"Sou capaz de fazer muita coisa,
mas para isso preciso que você
acredite em mim".
Portadores de Necessidades Especiais
Que pensar então dessa educação bárbara que sacrifica o presente a um futuro incerto, que cumula a criança de cadeias de toda espécie e começa por torná-la miserável a fim de preparar-lhe, ao longe, não sei que pretensa felicidade de que provavelmente não gozará nunca? Ainda que supusesse essa educação razoável em seu objetivo, como ver sem indignação pobres desgraçados condenados a trabalhos contínuos, como forçados, sem ter certeza de que tantos cuidados lhes serão uteis algum dia! A idade da alegria passa em meio aos choros, aos castigos, às ameaças, à escravidão. [...] Amai a infância; favorecei seus jogos, seus prazeres, seu amável instinto. (ROUSSEAU)
Desenvolvimento de Percepção Temporal
- Faça um conta gotas de garrafa PET e conte com as crianças quantas gotas caem num determinado espaço de tempo;
- Marcar na agenda ou calendário as atividades nos respectivos dias;
- Resgate o que aconteceu ontem, faça ligações entre os dias e projete o amanhã;
- Conte e reconte uma história, na cartolina peça para as crianças desenharem na ordem os fatos ocorridos, depois recorte e peça para elas colocarem na ordem;
- Faça relógio de sol no pátio.
Desenvolvimento de Percepção Musical
- Músicas Folclóricas;
- Sons Bucais;
- Sons da Natureza;
- Risadas, Choros;
- Sons de Pássaros;
- Sons de objetos variados;
- Reproduza, no pátio da escola uma cidade, com sucatas: igreja, mercado, escola, ruas e etc.
- Confeccione também placas de trânsito: direita, esquerda, proibido virar, siga em frente.
- A criança será o motorista e deverá chegar por exemplo na escola respeitando a sinalização.
- Corrida equilibrando um tipo de material ou com a esquerda ou com a direita;
- Com um molho de chave a criança deverá abrir um cadeado com uma das mãos.
- Rasgar papel:
- Colar grãos em cima de linhas de variadas formas, alternando as mãos;
- Use a técnica do pontilhismo com: dedos, lápis, pincéis ou giz;
- Colagem com barbante;
- Desenhe figuras com o dedo na areia.
- Fazer maquetes em papel;
- Dobraduras gigantes;
- Quebra cabeça gigante, montar no chão;
- Confeccionar o corpo humano em tamanho natural, fazer quebra cabeça e montar;
- Tabuleiro gingante para fazer trilha;
- Fazer roupas de papel;
- Brincar com fitas coloridas: enrolar na cabeça, pular em cima, dobrá-las e soltá-las no ar, correr com elas sem deixar tocar o chão;
- Criar um circuito de bambolês;
- Fazer um circuito usando as garrafas PET como obstáculos;
- Brincar de malabares usando: fitas, laranjas, garrafas plásticas e etc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário