Levantamento de necessidades
Pais atravessam com crianças com o farol aberto
Não levam a criança até a portão da escola;
Os pais estacionam no meio da rua;
Objetivo:
- Conscientizar os pais através das crianças;
- Conscientizar sobre a segurança no trânsito, mostrando como deve ser o comportamento como pessoas responsáveis;
· O conhecimento das regras e normas de trânsito obedecendo às características de maturidade das crianças;
· A compreensão da necessidade de obediência das normas e regras de trânsito para o bem da coletividade;
· A mudança de comportamento gerando atitudes responsáveis e cidadãs.
· Propiciar às crianças, por meio de atividades variadas, a identificação do que é o trânsito e o que o compõe, incluindo placas e sinalização.
· Desenvolver hábitos de um pedestre e condutores conscientes.
· Aprender a respeitar às autoridades do trânsito.
· Despertar uma consciência ambiental desde pequenos.
Motivação: Semana do trânsito
Segunda-feira
Visita a uma borracharia
Pesquisas em revista, jornais, rádio e televisão.
Recortar para confeccionar cartazes.
Colar na área externa do colégio os cartazes para que a comunidade se conscientize da importância de respeitar regras de trânsito.
Músicas
Terça-feira
Visita a uma auto-escola
Confecção do jogo.
Vídeo
Quarta-feira
Brincar com o jogo confeccionado no dia anterior.
Confecção dos carrinhos.
Músicas
Quinta-feira
Passeio no quarteirão da escola para observação
Sexta-feira
Confecção de placas e sinais de trânsito.
Músicas
Sábado
Roda de conversa com os pais, onde as crianças vão falar para os pais as regras.
Utilizando os carrinhos, semáforo e placas confeccionadas.
Músicas
Visita a uma borracharia, para saberem o perigo de andar com carro com pneus murchos, carecas, etc.
Visita a uma auto-escola para tirarem dúvidas sobre trânsito.
Conteúdo:
As informações serão passadas através de teatro, música, histórias, desenhos, mural, cartazes, passeios, jogos e vivências.
Fixação:
Os materiais confeccionados ficaram na escola, para que todos tenham acesso e os professores utilizaram como tema transversal.
Metodologia:
· As aulas têm por base as observações realizadas no percurso de casa para a escola, no entorno da escola, ou durante passeios específicos em conjunto com toda turma.
· As aulas abordam notícias de jornais, revistas, rádio e televisão;
· Após a observação, os alunos relatam o que viram, discutem e são levados a pensar sobre os comportamentos observados; através disso, chegam a conclusões junto com o professor;
Nenhum comentário:
Postar um comentário