quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Tema: CRIANÇA SEGURA CONSCIENTIZANDO ADULTOS


Levantamento de necessidades

Pais atravessam com crianças com o farol aberto

Não levam a criança até a portão da escola;

Os pais estacionam no meio da rua;

Objetivo:

  • Conscientizar os pais através das crianças;
  • Conscientizar sobre a segurança no trânsito, mostrando como deve ser o comportamento como pessoas responsáveis;

· O conhecimento das regras e normas de trânsito obedecendo às características de maturidade das crianças;

· A compreensão da necessidade de obediência das normas e regras de trânsito para o bem da coletividade;

· A mudança de comportamento gerando atitudes responsáveis e cidadãs.

· Propiciar às crianças, por meio de atividades variadas, a identificação do que é o trânsito e o que o compõe, incluindo placas e sinalização.

· Desenvolver hábitos de um pedestre e condutores conscientes.

· Aprender a respeitar às autoridades do trânsito.

· Despertar uma consciência ambiental desde pequenos.

Motivação: Semana do trânsito

Segunda-feira

Visita a uma borracharia
Pesquisas em revista, jornais, rádio e televisão.
Recortar para confeccionar cartazes.
Colar na área externa do colégio os cartazes para que a comunidade se conscientize da importância de respeitar regras de trânsito.
Músicas


Terça-feira

Visita a uma auto-escola
Confecção do jogo.
Vídeo

Quarta-feira

Brincar com o jogo confeccionado no dia anterior.
Confecção dos carrinhos.
Músicas

Quinta-feira

Passeio no quarteirão da escola para observação
Confecção do semáforo.
Vídeo

Sexta-feira

Confecção de placas e sinais de trânsito.
Vivência Utilizando os carrinhos, semáforo e placas confeccionadas
Músicas

Sábado

Roda de conversa com os pais, onde as crianças vão falar para os pais as regras.
Vivência junto com a comunidade.
Utilizando os carrinhos, semáforo e placas confeccionadas.
Músicas


Visita a uma borracharia, para saberem o perigo de andar com carro com pneus murchos, carecas, etc.

Visita a uma auto-escola para tirarem dúvidas sobre trânsito.

Conteúdo:

As informações serão passadas através de teatro, música, histórias, desenhos, mural, cartazes, passeios, jogos e vivências.

Fixação:

Os materiais confeccionados ficaram na escola, para que todos tenham acesso e os professores utilizaram como tema transversal.

Metodologia:

· As aulas têm por base as observações realizadas no percurso de casa para a escola, no entorno da escola, ou durante passeios específicos em conjunto com toda turma.

· As aulas abordam notícias de jornais, revistas, rádio e televisão;

· Após a observação, os alunos relatam o que viram, discutem e são levados a pensar sobre os comportamentos observados; através disso, chegam a conclusões junto com o professor;

· Os alunos produzem placas, semáforos, maquetes, cartazes, livros, fantoches entre outros.Sempre utilizando o material disponível (SUCATA) assim contribuindo para o Meio Ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário